top of page

A quem se destina o Pilates?

 

O Pilates se destina a todos nós, aqueles que se preocupam com a saúde e procuram uma atividade física que englobe: trabalho postural, fortalecimento muscular e alongamento.

Portanto, pode ser praticado por homens, mulheres, jovens, idosos e crianças. Não há qualquer limite de idade, desde que o corpo físico seja respeitado.

É preciso consultar um profissional qualificado para avaliar qual a melhor forma de determinada pessoa praticar Pilates.

 

Pessoas de todas as idades podem fazer aula de Pilates?

O Pilates é um método de condicionamento corporal que promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios.

Por ser uma atividade individual ou feita na companhia de pequenos grupos e ainda supervisionada por um professor, a aula de Pilates pode ser direcionada para as necessidades individuais do aluno.

Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

 

Quanto tempo leva para se ver o resultado do Pilates?

Quando praticado com frequência, com um a dois meses de treino já se percebe algumas diferenças, como uma musculatura mais “firme”, uma maior flexibilidade e uma sensação de que se está com uma melhor postura.

O próprio Pilates dizia:

“Vocês sentindo-se melhores em 10 aulas, parecerão melhores em 20 e terão um novo corpo em 30”.
Joseph H. Pilates

 

O Pilates melhora a postura e dores no corpo?

Um dos objetivos mais importantes do Pilates é o realinhamento postural. Todos os exercícios priorizam a correção postural que somado ao ganho de força e flexibilidade implicam diretamente na aquisição de uma boa postura.

As dores no corpo que são muitas vezes de causas posturais, por falta de flexibilidade ou força geralmente melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

 

O que devo fazer antes de começar a fazer Pilates?

Consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Se o médico detectou qualquer problema cabe a ele fazer o encaminhamento para a especialidade necessária.

O médico ortopedista pode ainda pedir um trabalho conjunto com o instrutor de Pilates indicando os exercícios necessários para o tratamento.

Se o médico nada constatou você estará liberado para fazer qualquer atividade física.

O Studio de Pilates onde você escolheu para fazer aulas de Pilates sempre deve indicar uma avaliação postural que deverá ser realizada por um fisioterapeuta que irá avaliar a postura do aluno podendo indicar exercícios para melhorar sobrecargas, compensações, desvios, além de avaliar a flexibilidade e medidas físicas para acompanhar os avanços nas aulas.

 

O Pilates melhora a vida sexual?

Pilates treina os músculos do assoalho pélvico. Para saber onde fica, imagine que tem uma fralda interna no seu corpo. A parte em volta da cintura é o seu maior abdominal, o transverso, a parte de baixo, entre as suas pernas, o pavilhão pélvico.

Os dois estão interligados e numa pessoa saudável, sem problemas nesta zona, funcionam simultaneamente. Aliar à contração desta zona, um maior controle respiratório, diminuição dos seus níveis de stress que tantas vezes interferem na vida sexual, flexibilidade e tonicidade de todo o seu corpo, pode melhorar muito a sua vida sexual.

Você terá uma auto-estima maior em função das modificações do seu corpo e da tranqüilidade da sua mente.

 

O que é diferente no método de PILATES?

Joseph H. Pilates elaborou mais de 500 exercícios utilizando aparelhos criados por ele mesmo. Esses aparelhos fazem uso de molas de diferentes graduações que ora servem para dar assistência ao movimento, ora servem para dar resistência ao movimento.

O método Pilates prioriza o alongamento e o fortalecimento do corpo como um todo, sendo um trabalho praticado através das cadeias musculares. Ao invés de repetir muitas vezes cada exercício ele indica em seu método ser preferível exercitar-se com mais eficiência e com menos repetições, exigindo do praticante um controle adequado de seu corpo

 

Pilates no período da adolescência e seus benefícios?

O método Pilates pode começar a ser praticado na adolescência, por volta dos 12 anos. Entre os seus maiores benefícios estão: aumento de flexibilidade, aumento do tônus muscular, resistência a fadiga muscular, melhora de postura, melhora a coordenação e equilíbrio, estimula a concentração, trabalha a respiração e estimula musculatura de sustentação do tronco como o abdômen e os multífidos.

 

Existem riscos no Pilates para os cardiopatas?

A atividade física através do método Pilates pode ser feita com cardiopatas,  desde que se tenha a autorização por escrito do médico cardiologista do seu aluno. Para cardiopatas existem muitas restrições, principalmente em relação à apnéia e movimentos que exigem muita força de membros superiores. Porém, o Pilates apresenta muitos exercícios mais leves e que podem ser dados.

deve-se tomar cuidado com as posturas em intensa isometria que podem elevar a pressão arterial do aluno.  Trabalhe os alongamentos e exercícios de flexibilidade vertebral e os exercícios de fortalecimento de baixa carga.

 

Qual a diferença entre Pilates Studio e Pilates Solo ?

O pilates Studio é a atividade feita nos aparelhos de Pilates com uso de molas e as aulas de pilates solo são aulas fora dos aparelhos, geralmente feitas no chão e em grupo e usando acessórios com a bola, elásticos e bastões.

 

Quais os princípios de Pilates para fazer aula?

Os princípios do Pilates são a concentração do aluno para ele poder executar o movimento corretamente evitando as compensações posturais; a ativação do centro de força através da expiração durante a execução do exercício; o movimento fluido, ou seja , movimentos contínuos e uniformes livres de trancos ou impulsos; a pelve neutra e a manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral através do crescimento axial.

Os exercícios são propostos de forma a respeitar o limite de cada aluno e são direcionados em relação aos problemas posturais apresentados por eles, geralmente sendo dez repetições de cada exercício.

 

O pilates emagrece?

Toda atividade física proporciona uma queima calórica; assim sendo, o Pilates também queima caloria, porém o seu objetivo principal não é queimar gordura

O Pilates não deve ser feito, portanto, com o objetivo principal de emagrecer, mas sim de conquistar uma vida saudável, com boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar circulação sanguínea, melhorar a respiração, etc.

 

Tenho hérnia de disco, posso fazer pilates?

Sim, é possível fazer aulas de pilates tendo hérnia de disco.

O pilates é um método onde além de se preocupar o tempo todo com a postura correta você deve passar por uma avaliação onde serão descritos exercícios contra indicados e exercícios onde devem ser incluídos na aula para melhora da patologia e dor, a aula de Pilates pode ser adaptada para as limitações de cada indivíduo.

 

 

Quantas vezes por semana devo fazer Pilates?

 

Se você já pratica outros esportes ou atividade física é recomendado de 1a 2x por semana, mas se você é sedentário 3x por semana é o ideal.

Porém não é contra indicado praticar Pilates todos os dias, o instrutor pode adequar a aula para trabalhar cada dia um grupo muscular ou ainda ou direcionar aulas exclusivas de alongamento ou para fortalecimento em dias alternados.

Alem disso a aula de Pilates por ter poucas repetições não sofre fadiga a ponto de ser necessário um longo período de repouso. Portanto é dizer o obje

 

Para quem é o verdadeiro método de Pilates?

 

Artrose, Artrite ou Osteoartrose

Bico de Papagaio

Bursite

Controle do Estresse

Desvios Posturais

Distensão Muscular

Fibromialgia

Hérnia de disco

Hipertensão Arterial

Osteoartrite

Osteoporose

Tendinites

bottom of page